A residência pedagógica é um programa que visa o desenvolvimento de profissionais das licenciaturas de pedagogia e educação física no ambiente escolar. Encarar esse programa em meio a pandemia é um desafio profissional. A palavra que mais define o atual momento dos professores é adaptação, porque em diversos momentos precisamos nos adequar ao contexto atual.
Nesse primeiro mês de atuação prática dentro da sala de aula,
foi encontrado muitos desafios. As restrições impostas pelos protocolos de
saúde. Algumas restrições são: aulas dentro da sala de aula da turma, não
compartilhamento de objetos, sem uso de bolas e sem jogos de oposição. Essas normas
acabam estimulando o professor a encontrar abordagens pedagógicas, para trabalhar
os componentes que constam na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Junto com a professora titular de educação física da escola, foram criadas estratégias para promover aulas dinâmicas e criativas. Atividades que envolvessem principalmente as Habilidade Motoras Fundamentais (HMF) simultaneamente com tarefas perceptivo-cognitivas. Ao final do mês de maio a professora realizou avaliação da disciplina de Educação Física, sendo tarefas escritas para compor a nota do primeiro trimestre do ano.
Durante essas primeiras práticas foi evidenciado que à escola é um ambiente acolhedor, em que principalmente os alunos do ensino fundamental I, se torna necessário a presença em aulas práticas. O momento de aprendizagem que se encontram em diversas disciplinas, se faz fundamental o ensino presencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário